segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O OLHO QUE TUDO VÊ

Tatuagem olho que tudo vê
Seja em best sellers cheios de suspense ou em artes gráficas que buscam a polêmica, o símbolo “o olho que tudo vê” está presente no cotidiano e no imaginário comum e continua gerando controvérsias em torno do seu significado.
Exemplo dessas controvérsias é que os primeiros resultados com as palavras “o olho que tudo vê” em sites de busca na internet levam a fóruns e blogs de teorias conspiratórias que associam o símbolo a uma grande conspiração em prol da dominação mundial arquitetada pela maçonaria, o lado negro das religiões ocultistas e os mais ricos do planeta.
Apesar dos muitos que levam a sério essas teorias e tentam alertar a todos do perigo iminente, os especialistas dizem que tudo não passa de lendas e da falta de conhecimento sobre o verdadeiro significado do símbolo.

Maçonaria

Durante muito tempo a maçonaria foi uma sociedade secreta que mantinha seus rituais guardados a sete chaves, escondidos até de alguns de seus membros, a quem só era permitida a revelação de certos segredos quando alcançassem graus específicos dentro da ordem. Todo esse mistério deu origem a muitas especulações e preconceitos, sobretudo sobre a simbologia e os rituais maçônicos.
O olho que tudo vê é realmente um símbolo usado pela maçonaria, mas que para seus seguidores possui um significado muito mais nobre que o domínio do planeta: como nessa ordem são aceitos membros das mais diversas religiões, o olho que tudo vê representaria o olho da providência, do grande arquiteto do universo, sempre vigilante, que une os maçons sob um ideal comum e os lembra do dever de sempre percorrer o caminho do bem.
Segundo pesquisadores, a arte renascentista já utilizava o símbolo do olho que tudo vê em suas obras, com o significado de olho da providência. Os maçons, então, além de terem se inspirado nos ideais renascentistas, também foram influenciados pela arte do período, apropriando-se do símbolo e de seu significado.
O olho que tudo vê

Egito

Porém, a origem do símbolo pode ser muito anterior na história da humanidade e remeteria ao culto dos deuses no Egito. Segundo a lenda, “o olho de Hórus” foi um artefato confeccionado para ficar no lugar do olho verdadeiro que o deus Hórusteria perdido em uma batalha com o deus Seth. A curiosidade é que na verdade são dois olhos, cada qual com um significado específico: o  direito representando o sol, a razão, os números, e o esquerdo representando a lua, a intuição, a magia. Juntos, esses símbolos formariam a totalidade e dualidade da vida, assim como oyin-yang, e eram tão sagrados para os egípcios quanto a cruz é hoje para os cristãos.
Os olhos eram usados como amuleto de proteção e cura, trazendo segurança, sabedoria e prosperidade a quem os portasse, e podiam ser encontrados em hieróglifos e em objetos pessoais dos faraós, como na múmia de Tutancâmon.
O olho que tudo vê

Tudo viu e ainda vê

Além da cultura egípcia, o olho que tudo vê tem referências em várias outras tradições, como na wicca, em que é amuleto protetor e ampliador da visão, no olho grego turco, também como elemento de proteção, e no bindi (o “terceiro olho”), da religião hindu, que, entre outros atributos, representa a força feminina.
É interessante notar que o olho que tudo vê percorreu a história da humanidade até hoje, e em cada tempo, de acordo com cada momento histórico, foram atribuídos a ele diferentes significados, o que dá  margem para que, além das interpretações históricas, religiosas ou conspiracionistas, esse símbolo possa ter um significado pessoal, fazendo sentidos diferentes para cada olhar.
Vale lembrar que o significado das tatuagens é pessoal e este artigo foi feito para explicar um pouco sobre a história e também os possíveis significados comuns nas culturas.
Tatuagem O olho que tudo vê

Nenhum comentário:

Postar um comentário