segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

JOSE LOPEZ E SUA ARTE CHICANA

Jose Lopez icon
Jose Lopez nasceu no México, mas se mudou com a família para Santa Ana, na Califórnia, quando tinha 12 anos de idade. Sua intenção de viver o “sonho americano”, contudo, sofreu um golpe quando, alguns anos depois, um incidente o deixou preso a uma cadeira de rodas. Não podendo mais praticar atividades físicas, ele decidiu, então, começar a desenhar em seu tempo livre e, gradativamente, foi aprimorando suas habilidades artísticas. Ainda adolescente, Jose Lopez começou a tatuar, atendendo as pessoas na casa de sua própria mãe! Sua jornada no mundo da tatuagem e da arte completou, em 2012, 20 anos e certamente ainda veremos muitos de seus trabalhos pela frente!
Jose Lopez 01
Nos anos que se seguiram, sua reputação como tatuador cresceu tanto que ele mesmo não encontrava mais tempo para pensar sobre sua deficiência e os desafios trazidos por ela! Em 2005, a grande demanda por seu trabalho o levou a abrir um estúdio apropriado para atender tantos clientes, batizado de Lowrider Tattoo, que atualmente conta com dois endereços, um em Fountain Valley e outro em Orange, ambos na Califórnia. Com presença marcada em inúmeras convenções e tendo recebido diversos prêmios, o estúdio atualmente conta com dez artistas além de Lopez.
Segundo Jose, o apoio físico e emocional de seus pais, de sua esposa, filha e dos amigos próximos foram cruciais para alcançar o sucesso. Ele adiciona que, ironicamente, se não fosse pela cadeira de rodas, é provável que tivesse seguido um caminho diferente, em vez de se dedicar à arte. A outra parcela de seu sucesso deve-se ao tempo e esforço aplicados no estudo da arte, praticando e aprendendo técnicas usadas por outros artistas, aplicando-as e adaptando-as para si. Até mesmo a competição é vista por ele como algo positivo, uma oportunidade de se aprender com o outro e um impulso para a melhora – afinal, manter a mente aberta é o que estimulará a criatividade!
Seu estilo é baseado na arte chicana, de desenhos em preto e cinza, com sombreados e técnicas clássicas que conferem uma característica realista à tatuagem. Nas pinturas a óleo, ele também trabalha o realismo a cores.
De fato, a arte de Lopez é reconhecida atualmente por todo o mundo e continua a aparecer frequentemente em diversas publicações. E ele planeja, inclusive, produzir uma linha de roupas estampadas com seus desenhos, sem falar nas colaborações com o coletivo artístico Sullen - que faz camisetas em parceria com diversos tatuadores -  e com a marca de streetwear norte-americana Tribal.
Jose Lopez - Sullen
Jose Lopez 02
Jose Lopez 15

Jose Lopez 16
Jose Lopez 07

Jose Lopez - La Adelita
Jose Lopez 06
Jose Lopez 05
Jose Lopez 04
Jose Lopez 03
Jose Lopez 12Jose Lopez 08

Nenhum comentário:

Postar um comentário