quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Do que é feita a tinta das tatuagens?

Do-que-esta-feita-a-tinta-das-tatuagens-1.png
Quando decidimos fazer uma tatuagem não pensamos unicamente no desenho e no local onde iremos fazê-la, também pensamos nas cores que estarão presentes nela, a final, isso é uma boa parte do visual. Podemos achar diferenças entre tintas da mesma cor, sendo elas de melhor ou pior qualidade e por isso temos que procurar fazer tudo direitinho. De que adianta passar pela agulha se depois não terá valido a pena?
Mas para escolher a tinta indicada para você não basta simplesmente com escolher as de melhor qualidade, você tem que ver as suas possibilidades de sofrer reações alérgicas que coloquem em risco a sua saúde.
A grande maioria das tintas estão feitas a base de pigmentos derivados de metais, o que faz com que elas possam causar reações cutâneas. E cada cor está formada por distintos componentes; sendo assim, vejamos como está composta cada cor das tintas para tatuagens.

Do que é feita a tinta das tatuagens?

Vermelho

É a cor que mais reações alérgicas provoca pois está feita a base de mercúrio. As reações geralmente aparecem após vários anos de feita a tatuagem. Uma boa alternativa é usar tinta carmim, que está feita a base de couraças de insetos.

Preto

Está feita basicamente de carvão, e não é estranho que provoque reações alérgicas. Não tem derivados metais (exceto algumas tintas caseiras ou tatuagens velhas), mas às vezes pode conter fenol, o que pode causar reações em algumas pessoas.

Amarelo

A sustância que pode chegar a gerar reações na tinta amarela é o cadmio, e o sulfato de cadmio é o componente que caracteriza esta tinta.

Azul

O azul está feito em base a sais de cobalto, que pode causar reações alérgicas hipersensíveis que podem causar granulomas.

Verde

Contêm cromo, o que causa reações eczematosas bastante importantes. As diferentes variantes de verde podem causar coceira em distintos níveis.

Púrpura e roxo

São derivados do magnésio e podem provocar granulomas na tatuagem.

Marrom

Está formado por vermelho veneciano (feito de óxido férrico ou sais de cádmio) que podem ter reações pela luz.

Branco

As tatuagens com tinta branca estão feitas com titânio ou óxido de zinco, sustâncias que são potencialmente alérgicas.
As outras cores menos normais (como turquesa, rosa ou coral) têm um potencial maior de causar alergias, dependendo dos compostos de cada uma delas.
Evidentemente as alergias são caraterísticas em cada pessoa e não todos sofremos-as igualmente; o recomendado é que antes de começar a fazer a tatuagem você experimente se é alérgico ou não. Se você já tem uma boa propensão ás alergias, escolha fazer sua tatuagem com tintas anti-alérgicas; são mais caras, mas você irá evitar todos os transtornos de ter  uma boa quantidade de reativo alérgico debaixo da sua pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário