quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

TATUAGENS DE ROSA DOS VENTOS

tatuagem rosa dos ventos
Quem nunca precisou de algum tipo de orientação na vida que atire a primeira rosa dos ventos. Esse instrumento que foi encontrado já em mapas cartográficos por volta de 1.300, significou uma revolução para a navegação, pois permitiu que se explorasse mares abertos sob qualquer condição de tempo.
Indicando a direção dos principais ventos, norte, sul, leste e oeste, a rosa dos ventos deu origem aos pontos cardeais da bússola. Começando com 4, o aprimoramento fez com que se chegasse aos atuais 32 pontos, e, ao contrário das rosas modernas, a direção principal original apontava para o leste, o caminho para Jerusalém.
Os povos humanos sempre procuraram uma forma de se orientar, a maioria dos métodos para alcançar isso se deu pelos astros do céu ou ainda por formações geográficas como montanhas, colinas etc. Para os gregos a direção dos ventos e a orientação por pontos cardeais se davam de forma separada, separação que acabou com o tempo. Até Aristóteles desenvolveu um sistema de navegação que por algumas falhas foi aprimorado. Os romanos utilizaram esse aprimoramento do sistema de orientação grego mudando apenas os nomes dos pontos cardeais. O reiCarlos Magno rebatizou novamente os pontos e deu origem aos nomes que conhecemos hoje, inclusive dos pontos colaterais e menores.
As cores das rosas tradicionais não foram escolhidas ao acaso, o objetivo era que as direções fossem vistas mesmo com pouca luz, ficou decidido então que para os pontos principais a cor tradicional é o preto, para os pontos colaterais, azul ou verde e para os menores, vermelho.
Apesar da modernidade dos sistemas de navegação atuais, a rosa dos ventos ainda é utilizada como forma eficaz de orientação.
tatuagem rosa dos ventos

A rosa dos ventos e a tatuagem


No universo da tatuagem, o símbolo pode ser considerado do estilo tradicionalafinal já era usado por antigos marinheiros como amuleto de sorte, garantindo uma volta segura para casa. Hoje, além do apelo estético, a rosa dos ventos indica outros significados pra quem a possui. Entre eles, que o tatuado pode ser alguém queadora viajardecidiu por um caminho na vida, teve alguma etapa ou problema deixado para tráscomeço de uma vida novanovo destinoabertura ao futuro, ou caso aponte para um desenho ou para um nome especifico, pode indicar alguém ou algum valor que serve como guia.
Mas a tatuagem de rosa dos ventos também possui um lado negro. Ela é usada entre alguns criminosos como uma espécie de código. Nas prisões brasileiras elas representam o desejo de liberdade e um amuleto para que não se volte para trás das grades.
Já na máfia russa, a rosa do ventos é um dos maiores símbolos. Para eles, entre os seus significados estão a supremacia sobre outras raças; tatuadas nos joelhos significam que os mafiosos não se submetem diante de ninguém nem mesmo de deus, tatuadas acima do coração significam que o criminoso finalmente é considerado um irmão dentro da máfia.
Cada tatuagem tem um significado para a pessoa tatuada, podendo muitas vezes não ter ligação alguma com os significados literais, citados no texto acima. Aproveite e veja mais alguns significados das tatuagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário