quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

TATUAGENS DE CERVO E VEADO

Tatuagem de cervo
Este post é para quem conhece mitologia celta e que conhece bem o que o cervo representa, mas também é pra quem não sabe nada além do que o filme Bambi mostra. Na verdade, os primórdios do aparecimento de desenhos de cervos podem ser encontrados na caverna de Les Trois-Frères, na França, o que prova a existência desses animais por volta do ano 14mil a.C e que, pelo estudo de cientistas no local, desde então a figura do cervo, também conhecido como veado, foi associada à sexualidade masculina.
Voltando à mitologia celta, um dos festejos típicos, chamado Fogueiras de Beltane, representava justamente o encontro do Gamo Rei (gamo é um animal semelhante ao cervo) com sua consorte, a Deusa, com o propósito de fecundidade da terra. Em uma certa data do ano (acredita-se que 1º de Maio no Hemisfério Norte e 1º de Novembro no Hemisfério Sul), fogueiras eram acessas para culto à Deusa. Na celebração participavam, predominantemente, mulheres virgens e rapazes, justificando o ápice da virilidade e fertilidade. Na cerimônia, os meninos participavam com o intuito de se passar da adolescência para a maturidade. O rapaz, veste a pele de um gamo e em um ato de bravura e coragem desafia um gamo real, o líder da manada, com o intuito de matá-lo. Se o garoto for vencedor, ele se torna então o Gamo Rei, representante do Deus e terá uma noite com a Virgem, representando a Deusa e o herdeiro que surgirá desse encontro disputará um dia o trono com o pai, uma disputa do Gamo Novo com o Gamo Velho.
Apesar de a lenda contar sobre um rapaz representando o Deus e uma virgem representando a Deusa, todos que participavam das Fogueiras de uma forma ou de outra assumiam este papel. Era a celebração da fecundidade, pedindo a Deusa que abençoasse aquela terra e a provesse de uma boa colheita. As crianças que por ventura fossem geradas nas Fogueiras eram dedicadas ao serviço religioso: as meninas se tornavam sacerdotisas e os meninos, magos.
Ao surgir o cristianismo e a cultura celta ser praticamente extinta, ainda foi rotulada de “bruxaria”. A representação de um ser chifrudo passou a ser conotação de demônio, que predomina até os dias atuais. Porém, na antiguidade, animais que possuíam galhos eram sinônimos de forçahonra e virilidade.
Tatuagem de Cervo
No budismo, considera-se que a missão de Buda se iniciou em um parte que veados. Inclusive até hoje um veado macho, particularmente um veado branco, está ligado, na cultura chinesa e japonesa, a deuses da longevidade. Ainda no âmbito religioso, é possível encontrar fontes que sugerem que a imagem de um cervo, se relaciona com piedadeliberdadesolidão e pureza de vida.
Para neutralizar a imagem de misticismo, artistas cristãos começaram a incorporar imagens de veados no seu trabalho. Enquanto o veado com chifres, ocasionalmente, representou o diabo, na maioria das vezes um veado foi utilizado como uma metáfora para Cristo – caçados e mortos para dar sangue (alimentos) para a humanidade.
Na cultura indígena, vários são as referências sobre o animal. Os Pueblo, usavam frequentemente carne de veado em suas cerimônias e rituais. Os Sioux, acreditavam que o cervo tinha qualidades masculinas e femininas. Masculinas por causa da rapidez e femininas por terem poder sobre os homens. Acreditava-se na natureza dual do espírito dos cervos, aqueles com cauda branca, preconizavam companhia e o de cauda negra eram agouro de perigo e morte.
No imaginário americano, o cervo é um animal que representa amor incondicional e bondade, ele cura feridas e emenda relacionamentos desgastados. (Quem se lembra da história de Harry Potter, em que o patrono do Tiago Potter era um veado e o de Lilian Potter era uma corsa? O patrono significa proteção e neste caso específico, amor eterno).
Um último significado, coloca o cervo como representante da garragraçarapidez esuavidade. Estas são as maneiras de alcançar nossos objetivos sem usar a força.
Tatuagem de Cervo
Como podemos ver, muitos são os significados e várias as interpretações que podemos dar a eles. Uma tatuagem com essa temática geralmente quer transparecer uma mensagem de pureza e poder. Diante de uma quase aula de história sobre o assunto, resta a vontade de saber mais sobre a simbologia do animal e quem sabe escolher um desenho lindo pra eternizar na sua pele!
Cada tatuagem tem um significado para o tatuado, podendo muitas vezes não ter ligação alguma com os significados literais, citados no texto acima. Aproveite e veja tem mais alguns significados de tatuagens.
P.S.: se você se interessou pela mitologia celta, aconselho a ler a coleção de “As Brumas de Avalon”, da escritora Marion Zimmer Bradley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário