quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

TATUAGENS DE FÊNIX

Tatuagem de fênix - significado
As tatuagens de fênix são comuns por todo o mundo, desde a cultura oriental em tatuagens tradicionais japonesas, até na representação mais realista da ave lendária. A atribuição mais comum para as tatuagens de fênix é a vitória da vida sobre a morte e, principalmente, a capacidade de superar dificuldades, renascendo de suas cinzas. É símbolo de força, renascimento, renovação e imortalidade.
Quando pensamos em fênix, geralmente nos vêm a impressão de cultura oriente. Em verdade, a tradição Taoísta do Feng Shui tem muito a ver com a fênix. Segundo o site Taoismo.org, “Feng Shui significa Vento e Água e seu estudo é originado de um texto conhecido como A Cultura do Dragão e da Fênix. Dragão e Fênix representam o encontro do Yin e do Yang. O Feng Shui está relacionado à cultura de renascimento e morte. A vida e a morte formam um sistema interligado. O Feng Shui trata tanto da vida quanto da morte. É utilizado para encontrar locais bons e favoráveis para enterros, ritos fúnebres, construção de residências e a própria transformação do espírito.
Na China antiga, a fênix também conhecida como Fenghuang  foi representada como uma ave maravilhosa e transformada em símbolo da felicidade, da virtude e da inteligência. Na sua plumagem, brilham as cinco cores sagradas, o roxo, o azul, o vermelho, o branco e o dourado.
A Fenghuang também simboliza a união de yin yang, aparecendo em tempos pacíficos e própseros mas se escondendo quando algum problema está por perto. Nanshan Jing registra que cada parte do corpo da Fenghuang simboliza uma palavra, a cabeça representa a virtude, a asa representa o dever, as costas representam a adequação, o abdome diz fé e o peito representa a clemência.
Significado Tatuagem Fênix
Mesmo sendo muito presente na cultura oriental, a fênix apareceu muito nas mitologias gregas e egípcias. Não importa a diferença das culturas, é unanimidade entre todas que a fênix morre queimada e renasce de suas próprias cinzas.
Na mitologia grega, conta-se que a fênix vivia exatamente quinhentos anos e no final desse tempo, o pássaro queimava-se em uma pira funerária e renasciam dramaticamente de suas cinzas. A longa vida e o renascimento transformaram a fênix em um símbolo de imortalidade e renascimento espiritual.
A fênix ainda possui outros detalhes interessantes, segundo a mitologia grega: suas lágrimas tem a capacidade de curar qualquer tipo de ferida ou doença e, além disso, ela também suportava cargas muito pesadas e dominava a Pirocinese, a arte de produzir e manipular o fogo. De acordo com a lenda grega, somente uma fênix poderia viver de cada vez.
Na mitologia egípcia, acredita-se que a ideia de fênix tenha vindo da ave Bennu, um pássaro parecido com uma garça, hoje extinta, que habitava o Egito. Curiosamente, chegada a hora de sua morte, o Bennu voava para Heliópolos, pousava sobre a pira do deus Rá (deus do Sol), construía uma pira com ramos de canela, sálvia e mirra e morria em suas chamas. Na mitologia, a ave era considerada a alma do deus Rá, que como o deus do Sol, nascia e morria todos os dias, em um ciclo perfeito.
Cada tatuagem tem um significado para o tatuado, podendo muitas vezes não ter ligação alguma com os significados literais, citados no texto acima. Aproveite e veja tem mais alguns significados de tatuagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário