quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Tatuagens de Andorinhas

Tatuagem de Andorinha
O desenho de andorinha está na moda, principalmente entre as mulheres, mas essa ave é utilizada em tatuagens há muito tempo, e muitas lendas giram em torno desse belo pássaro.

Andorinha


A andorinha é um pássaro migratório encontrado na maior parte da Europa, Ásia, África, Américas e norte da Austrália. Elas chegam ao hemisfério norte por volta de março ou abril para a reprodução e constroem o ninho no interior de celeiros, barracões ou outros edifícios. Entre outubro e novembro juntam-se em bandos de centenas ou milhares para rumarem ao sul a fim de passarem o inverno em um ambiente mais propícia para a sua sobrevivência.
No Brasil, é comum em regiões campestres,varejões e fazendas, apresentando preferência por plantações de cana-de-açúcar. Facilmente encontradas nas cidades, vivem em bandos e pousam geralmente na fiação da rede elétrica, antenas de TV ou galhos expostos. São exímias voadoras. Suas asas grandes facilitam manobras bruscas, principalmente quando saem em busca de insetos.
Andorinha

Folclore


As andorinhas são admiradas e sua existência é cheia de mitos e lendas, que vão desde a mitologia egípcia, onde Ísis se transformava em andorinha e voava ao redor do sarcófago de Osíris, até a lenda brasileira do dente de leite jogado no telhado.
A andorinha está presente em várias superstições e culturas, são várias as historias, mitos e lendas que giram em torno das andorinhas, você pode conferir mais delas aqui.

Tatuagem


Vindas das tatuagens Old School, as tatuagens de andorinhas eram feitas principalmente por marinheiros como símbolo de boa sorte. Também por fazer referência à migração das andorinhas, que todo ano migram e, não importa onde estejam, sempre voltam pra casa, fazendo referência ao longo tempo que os marinheiros passavam no mar.
Quando andorinhas eram avistadas por navios, era sinal de que estavam se aproximando de terra firme, pois elas nunca vão muito longe em direção do mar.
Outro significado para os marinheiros é histórico também: a primeira tatuagem da andorinha conhecida é a de marinheiros a bordo de um navio nomeado The Swallow (‘A Andorinha’, em português). Segundo a lenda, sete membros da tripulação fizeram um motim no navio, e cada um tinha uma tatuagem de andorinha no peito para que eles pudessem reconhecer uns aos outros. Uma vez que as autoridades ficaram sabendo, começaram a olhar para os caras com as tatuagens da ave, então seus amigos também tatuaram andorinhas para despistar a polícia.
Com o tempo, a tatuagem de andorinha de alguma forma se tornou um símbolo de experiência em alto mar, e este desenho era tradicionalmente tatuado em um marinheiro para cada 5.000 milhas náuticas (5.750 milhas ou 9.250 km) percorridas.
Tatuagem de Andorinha
Havia também uma lenda que dizia que quando um marinheiro morria em alto mar, andorinhas desciam para buscar sua alma e levá-la para o céu. Dessa forma, a tatuagem de andorinha também pode significar honra, dignidade, respeito e confiança.
Além desses significados, as andorinhas representam o amor verdadeiro, seja ele por amigos, família ou parceiro, pois elas só possuem um parceiro a vida toda.
São muitos os significados para a tatuagem dessa ave, mas não se prenda a eles. Uma tatuagem tem significado para o tatuado, podendo muitas vezes não ter ligação alguma com os significados literais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário