quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

EXPOSIÇÃO DA ARTE DE AMUND DIETZEL EM MUSEU

amund-dietzel-bluearms_fullsize_story1
Em julho de 2013 acontece a primeira exposição voltada para a tatuagem noMilwaukee Art Museum, que ocorrerá durante todo o outono estadunidense (que corresponde à nossa primavera). A mostra, intitulada “Tattoo: The Flash Art of Amund Dietzel“, celebra os cem anos desde que um dos pais da tatuagem moderna, o norueguês Amund Dietzel, chegou a Milwaukee, no ano de 1913.
Junto com nomes como o de Sailor Jerry, Dietzel ajudou a consolidar o estilo tradicional norte-americano que chamamos de old school. Além de influenciar gerações até os dias atuais, ele lutou contra a proibição da tatuagem, junto com Gib “Tatts” Thomas, enfrentando o Conselho da Cidade de Milwaukee desde o banimento da prática em 1967.
Seus flashes fizeram muito sucesso no período entre as duas grandes guerras mundiais e são o grande chamariz da exposição, baseada no livro “These Old Blue Arms: The Life & Work of Amund Dietzel” (em tradução literal: “Estes velhos braços azuis: a vida e trabalho de Amund Dietzel”), escrito pelo tatuador Jon Reiter. Além dos flashes que fazem parte da coleção de Reiter, a exibição conta também com fotografias e materiais periféricos usados no estúdio por Dietzel.
Nascido em 1891 em Kristiania, na Noruega, Dietzel aprendeu a tatuar em um navio mercante norueguês e, quando o navio naufragou na costa de Quebec, no Canadá, o tatuador e alguns amigos decidiram ficar. Ele então passou a viajar com um amigo, William Grimshaw, apresentando-se em feiras e carnavais como homens tatuados e, nas horas vagas, tatuando outras pessoas.
Aos 23 anos, Dietzel chegou a Milwaukee e resolveu se estabelecer ali, abrindo um estúdio de tatuagem. Rapidamente ele ganhou fama, sendo o artista escolhido por soldados e marinheiros que queriam se tatuar antes de partir para a batalha. Aos 73 anos, em 1964, Dietzel vendeu seu estúdio ao amigo Gib “Tatts” Thomas e os dois trabalharam juntos até 1º de julho de 1967, quando a cidade baniu a tatuagem efetivamente. Ele faleceu em 1974.
amund-dietzel01 amund-dietzel02
Amund Dietzel
amund-dietzel06

Nenhum comentário:

Postar um comentário