sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

DICAS DE TATUAGENS

Dicas para sua tatuagemSempre recebo alguns e-mails ou me perguntam, durante conversas, quais são as principais “dicas” para planejar e fazer uma tatuagem tranquilamente. Além de saber escolher o desenho, é preciso ter certeza do que será feito, antes de qualquer coisa.
Darei algumas dicas que valem a pena para todas as pessoas.
Escolha do desenho
Este momento é um dos mais importantes para a sua tatuagem, porque é ela que estampará sua pele. Antes de sair pesquisando pela internet ou vendo imagens de tatuagens por simples impulso, tente fazer uma leitura de suas próprias referências e inspirações: elas podem ser desenhos, estilo de vida, momento marcante, superação ou até mesmo uma pessoa especial. Após esta decisão, vale a pena estudar alguns estilos de tatuagens, ver qual deles é o que mais chama a sua atenção, ou por qual você tem maior interesse. Desta forma, a sua tatuagem poderá tomar rumos diferentes e ser algo muito além de uma simples frase ou símbolo.
Escolha do local
Depois de você ter pensado em seu desenho, é bom decidir o local da sua tatuagem. Vale lembrar que, dependendo do tamanho do desenho ou dos detalhes, o lugar escolhido poderá garantir o sucesso ou o fracasso da tatuagem. Parece irônico, mas as tatuagens podem mudar o destino do seu futuro. Caso você faça o desenho em algum lugar que possa comprometer sua vida profissional, por exemplo, poderá ser prejudicado. Infelizmente, ainda existe na sociedade brasileira preconceito contra pessoas tatuadas. Então, se você ainda não tem certeza da área profissional em que irá atuar, ou então não sabe se será bem aceito em entrevistas, uma recomendação é que faça a tatuagem em lugares que possa ser cobertos. Não é a nossa vontade dar esta dica, mas, do mesmo jeito que existem amantes da tatuagem, há os que não gostam e os que são preconceituosos.
É bom dar este alerta, principalmente para as pessoas que querem fazer tatuagem por modismo ou por impulso. Vale lembrar que, querendo ou não, uma tatuagem em um lugar mais “agressivo”, como algumas pessoas dizem, pode vender uma imagem sua, independente de sua personalidade. Esse é um problema de toda a sociedade, que julga pela aparência, e não pelo conteúdo. Por isso, nós ressaltamos que, se você não está preparado para este tipo de situação, escolha um lugar que dê para “esconder”.
Opinião de um profissional
É bom sempre consultar a opinião de um profissional da área, porque o tatuador poderá te dizer se o que você tem em mente é possível ou não fazer, se ele é capacitado ou recomenda outro tatuador especializado no tipo de trabalho escolhido. Vale lembrar que, como existem diversos tipos de estilos de tatuagem, tamanhos de traços e estilos de pinturas, às vezes o estilo de desenho não é o ponto forte de determinado tatuador. Com isso, ele poderá recomendar um colega da área para fazer um excelente trabalho e dar opiniões sobre o seu desenho, tentando agregar a criação de algo único.
Dicas para sua Tatuagem
Local adequado
Antes de você fazer uma tatuagem em estúdio, verifique se ele é regulamentado, registrado e possui o alvará de funcionamento autorizado pela vigilância sanitária. Veja, também, se é uma empresa, ou seja, que tenha o número de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), porque caso haja algum problema com sua tatuagem (espero que não tenha), você poderá acionar um processo jurídico. Busque sempre o certificado de Biossegurança e dê preferência a empresas com profissionais sindicalizados a uma entidade, como o SETAP-BR (Sindicato das Empresas de Tatuagem e Body Piercing do Brasil).
Sempre veja se o estúdio utiliza material descartável ou esteriliza biqueiras. Parece uma observação boba, mas em um descuido você poderá contrair doenças, como a Hepatite C.
Encontrar o tatuador certo
Saiba que é de sua responsabilidade certificar a qualidade do profissional. Se você está se perguntando, “Como vou saber se ele é o certo para mim?”, olhe o portfólio dele e veja fotos dos trabalhos realizados. Busque saber se ele é bom no estilo de tatuagem que você escolheu e se ele tem trabalhos neste estilo. Caso não tenha, vale a pena dar uma passada no estúdio e conversar com o tatuador. Tente dar uma olhada nos últimos trabalhos do tatuador. Caso o tatuador não tenha fotos de seus trabalhos, fique preocupado, pois você poderá assumir um risco em confiar sua pele sem saber da experiência e competência do profissional.
Quando você for observar as tatuagens, atente principalmente os contornos em preto, se as linhas são regulares ou então se elas são irregulares. No quesito sombreamento, atente se está sem falhas ou então se o sombreado simplesmente virou um borrão preto. Veja se o tatuador sabe trabalhar com o jogo de luz neste caso. Se você observar o trabalho e achar adequado, dê uma passada no estúdio e converse com ele. Se possível, peça para ver uma sessão de tatuagem. Assim, você poderá ver como ele trabalha.
Lado emocional
Se você estiver deprimido ou então com baixa autoestima evite fazer uma tatuagem, você poderá não querer lembrar deste período em sua vida. Não use o seu corpo para provar algo a alguém, e não faça uma tatuagem por impulso. Todas estas situações poderão fazer com que você se arrependa futuramente.
Dicas para sua Tatuagem
Valor da tatuagem
Acho que este é um assunto que muitos poderão não concordar com minha opinião, mas é válido lembrar que preço não é sinônimo de qualidade. Saiba que tatuagem é uma obra de arte, e não existe um valor de tabela por tamanho, tipo de desenho ou cor. Quem faz o preço é o artista, ou seja, o tatuador. Acho que o que mais incomoda um artista é “pedir desconto” em no trabalho. Às vezes você pode achar o preço “salgado” demais, mas nunca compare o trabalho de um tatuador com o outro pelo preço, nem fale com o profissional “mas o outro ali cobra a metade”, porque a resposta pode ser ríspida e grossa, como por exemplo, “então vai lá fazer”.
Não economize, pois estamos falando de uma arte feita na pele, e o processo de remoção é mais caro do que se imagina, podendo comprometer o seu corpo com certas marcas. Então, quando for fazer uma tatuagem e orçá-la, saiba também medir o valor do artista e o que ele irá agregar em sua história. Não escolha um profissional ou outro simplesmente pelo preço ou pelas formas de pagamento.
O valor pode ser influenciado por alguns fatores, como por exemplo, a reputação do tatuador no mercado, o estúdio de tatuagem, a qualidade oferecida, a estrutura física da loja e também o local a ser tatuado.
Significado da tatuagem
É sempre bom dar uma pesquisada para saber o significado da tatuagem. Às vezes você pode tatuar algo que não é exatamente o que você pensa, apesar de o significado da tatuagem ser pessoal, mas é uma recomendação, principalmente por símbolos que podem significar ligação com tatuagens de prisioneiros, por exemplo. O blog Tattoo Tatuagem tem uma categoria de significados no site. Acesse e dê uma olhada!
Outra dica é sempre saber se a escrita em outra língua está correta, principalmente os ideogramas japoneses e chineses, pois, por um erro, você pode tatuar “Fogosa/o”, ao invés de “Família”.
Na hora de tatuar
Chegou o dia de fazer a tatuagem. Esse é sempre um momento importante. Muitas pessoas ficam ansiosas, mas temos algumas recomendações. Sempre vá tatuar descansado e bem nutrido e evite ficar sem comer ou então sem dormir. Não fazer isso pode prejudicar o seu organismo e aumentar a possibilidade de você passar mal durante a sessão de tatuagem, não pelo ato de tatuar e sim por estar passando mal mesmo, como queda de pressão e até náusea. Evite ficar se mexendo muito na hora de tatuar, pois você poderá atrapalhar o tatuador e, em um destes movimentos, o tatuador poderá, sem querer, tatuar algo errado no desenho.