quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Tatuagens no solo de Marte?

fotos de tatuagens
Como assim? Foi o primeiro que pensei, mas após ler sobre que se tratava, pude compreender de que não era maluquice nenhuma. Evidentemente de que as possibilidades de que o planeta Marte esteja tatuado, com toda a propriedade desta arte que adoramos, são praticamente nulas, mas a ideia é bem legal.
Esta imagem foi tomada pela HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment) a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter, evidentemente da NASA, e mostra um rastro preto sobre a superfície de Marte que da a ilusão de que este planeta tem uma tatuagem bem maneira.
Mas como pode-se explicar este fenômeno? É bastante simples, bah, para quem sabia, eu fiquei sabendo agora mesmo. A explicação da NASA está em que este rastro preto forma-se por culpa dos dust devils, ou diabos de poeira.
Provavelmente você tenha ficado de cara com este termo, assim como eu, pelo qual tentemos explicar o que são estes diabos de poeira que “tatuam” o solo de Marte.
Eles são uma espécie de redemoinho que também pode-se observar na Terra e que ocorre  especialmente em zonas desérticas. Quando determinada parte da superfície eleva muito sua temperatura, transfere seu calor ao ar logo acima dela, pelo qual este ar sofre uma rápida elevação que faz com que se formem estes redemoinhos, devido ao mini centro de baixa pressão criado.
fotos de tatuagens
Meio científico, mas o caso é que graças a estes diabos de poeira o solo de Marte fica na onda com suas tatuagens.
  • Tatuagens no solo de Marte1
  • Tatuagens no solo de Marte2

Nenhum comentário:

Postar um comentário