quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A Química da Tatuagem

A tatuagem é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. As tatuagens podem ter vários significados, dependendo do ponto de vista: em alguns grupos sociais elas funcionam como forma de comunicação não-verbal, e servem para identificar os membros de um mesmo grupo, tribo ou sociedade.

As tintas de tatuagem, ao contrario do que muita gente fala, não são pigmentos vegetais. Elas são feitas à base de pigmentos derivados de sais de metais de transição, aqueles que possuem um ou mais íons estáveis e apresentam orbitais d preenchidos de forma incompleta, possibilitando a formação de compostos coloridos em pelo menos um de seus níveis de oxidação. Cada cor empregada na confecção das tintas tem diversos componentes:


Preto: Compostos de HgS, óxido de ferro e carbono.

Marrom: Compostos dos óxidos do ferro e argila. O Ocre cru é amarelado e quando desidratado muda para uma cor avermelhada

Vermelho: Composto por HgS, sais de cádmio, Fe2O3 


Amarelo: Sua composição apresenta PbCrO4 misturado com PbS, e derivados de plantas.

Verde: Composição apresenta Cr2O3, [Cu2 (CO3) (OH) 2] ,Cu/Al

Azul: Incluem carbonato e cobre

Branco: Composto de TiO2, BaSO4, Óxido de Zinco.


Nas misturas das tintas geralmente é usado Etanol , água purificada, glicerina e Listerine. Entretanto podem ser encontradas outras substancias tais como etilenoglicol, aldeídos e substâncias detergentes.


Atualmente existem vários tipos de tatuagens, por exemplo:
Tatuagem permanente: Uma agulha é usada para inserir tinta colorida sob a pele.
Maquiagem permanente: Essas tatuagens permanentes parecem com maquiagem, como lápis de sobrancelha, delineador de lábio ou dos olhos.
Tatuagem adesiva: A "tatuagem" é desenhada ou impressa sobre um pedaço de papel revestido que é colocado sobre a pele com água. Temporária, dura apenas alguns dias.

Tatuagem Henna:  Henna é um corante derivado das folhas da Lawsonia inermis (princípio ativo do corante é lausona (2-hidroxi-1,4-naftoquinona)1) , bastante utilizado em tatuagens temporárias, que raramente causa reações alérgicas. Porém, a adição de compostos químicos, como a parafenilenodiamina, pode desencadear reações adversas locais, como dermatite alérgica de contato, hipopigmentação ou hiperpigmentação.

Com intuito de modificar ainda mais o corpo, foi desenvolvida recentemente uma técnica para tatuar a iris

Por se tratar de um procedimento invasivo, existem alguns ricos, principalmente com as tatuagens permanentes. A pessoa pode não gostar da tatuagem mesmo que ela tenha sido bem feita. Não gostar da tatuagem é a razão mais comum das pessoas quererem sua remoção.O equipamento não apropriadamente limpo pode transmitir infecções, como HIV e Hepatite, de uma pessoa para a outra. É importante certificar-se que o equipamento está limpo e esterilizado. Reações alérgicas: são raras, mas podem causas muitos problemas.
Há várias formas de remover uma tatuagem, mas elas nem sempre funcionam e podem ser caras. Algumas opções para remover tatuagem:
  • Laser é o tratamento mais comum para remoção de tatuagem. Pulsos de luz do laser quebram a tinta da tatuagem. A maioria das tatuagens precisa de mais de um tratamento com laser para serem totalmente removidas. 
  • Lixar a pele para camadas mais baixas é outra forma de remover uma tatuagem. Esse método é chamado dermoabrasão e pode deixar uma cicatriz. 
  • Ácido pode ser aplicado na pele para remover a tatuagem. Esse método deixa cicatriz. 
  • Pode-se fazer cirurgia para remover a tatuagem. 
  • Novas cores podem ser colocadas na pele para mascarar ou cobrir as antigas da tatuagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário