segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

11 DICAS DE COMO ABORDAR UMA PESSOA COM TATUAGEM

11 Dicas de como abordar uma pessoa com tatuagem
Mais do que um desenho ou uma simples marca, a tatuagem é uma forma se expressar tanto, para o artista quanto para a pessoa tatuada. Quando se faz uma tatuagem ou qualquer tipo de modificação desse gênero no corpo, muitas pessoas costumam fazer muitas perguntas para você, tornando a situação irritante e desconfortável, em muitos casos, principalmente por serem perguntas parecidas ou com o mesmo propósito.
Procurando conteúdo a respeito pela internet, encontrei um post chamado “Tattoo Etiquette” em um blog. Embora esteja em inglês, trata-se de uma “Etiqueta para abordar pessoas com tatuagem“. Traduzi as melhores partes, algumas frases foram adaptadas e acrescentei outras, baseadas em minhas experiências e na de pessoas tatuadas. Abaixo, veja um “manual” do que não se perguntar ou fazer com alguém que tem tatuagem.
Acreditem: seguir estas “regrinhas” de etiqueta vai evitar que você receba uma resposta muito mal-educada ou uma cara feia em reação a sua atitude para com um tatuado.
Observação: As respostas desta publicação contém ironia, humor e sarcasmo. Elas não representam o pensamento de todos os tatuados ou parte deles e sim da autora e de algumas respostas traduzidas.
A maioria das respostas expostas nesta postagem ficam em pensamento, principalmente por respeito a pessoa que perguntou e o seu conhecimento sobre a arte. É claro que toda ação tem uma reação, não existe problema algum em responder a perguntas e curiosidades educadas, mas, se a abordagem for ignorante (como muitas vezes acontece), existe o direito de resposta.
 
1 – Tatuagem dói?
Cara, dói pra caramba! Imagina só um monte de agulha perfurando teu corpo repetidamente? Que dor né? Então, esta pergunta é retórica. É óbvio que tatuagem dói, mas se eu to aqui com elas é porque é completamente suportável, né?
2 – Mas e quando você for mais velha?
Adivinha só? Eu serei uma velha tatuada! Tcharãn! Todos nós sabemos que essa é uma parada pra toda vida! (a não ser que você queira pagar valores bem altos para fazer remoção de tatuagem a laser e, ainda assim, ainda correr o risco de ficar com marcas)
3 – Aí, você tem uma tatuagem. Quer ver a minha?
Não cara! Eu não quero ver sua tatuagem, por mais incrível que ela seja. Eu tô bem sem vê-las e acredite, se eu estiver interessada eu pedirei na maior educação.
4 – Você acha que eu devo fazer uma tatuagem?
Eu não quero que todos se pareçam comigo, nem vou encorajar os outros a fazerem tatuagens ou modificações corporais! Também não dou a mínima se você não gosta de tatuagens ou se você não as tem, porque isto é indiferente. Quem tem que ter certeza disso é você.
5 – Por que você tatuou isso?
Porque eu quis, ok? Algumas tatuagens são feitas por impulso, outras têm uma história muito pessoal, íntima, privada… e ninguém é obrigado a contar algo que não quer. Nem toda tattoo tem uma filosofia por trás, vai ver eu só gostei do desenho.
6 – Mas por que você fez uma tatuagem aí? Nem dá pra ver direito.
Minha tatuagem é uma arte, pro meu corpo, escolhida por mim. Ao contrário do que muitos pensam, tatuados fazem a tatuagem para si, e não para os outros verem. Não vejo necessidade de expô-las a todo o momento. Obrigada.
7 – O que sua mãe achou disso?
Pera, como a opinião dos meus pais vai mudar a sua vida? Meus pais estão muito bem, obrigado. E nem a vida deles nem a sua vida vão mudar se você se interessar pelo que eles pensam.
8 – Você é cheio de tatuagens né? Me dá uma dica? Que desenho eu devo fazer?
Eu não sei! É você quem vai fazer a tatuagem e o desenho provavelmente será feito pelo tatuador. Eu não ligo para qual desenho você faça e não quero dar palpites da mesma forma como detesto que dão opinião nas minhas escolhas.
9 -Você já fez outra tatuagem?
Essa é ótima pra pessoas que te encontram mais de uma vez e acham que porque você fez uma tem a obrigação de fazer outra.
10 – Não me toque, nem levante/abaixe a minha roupa!
Tem gente que odeia ser tocada. Principalmente se você não tiver intimidade! Se tocar já é irritante, imagina levantar a manga da camisa!? Puxar a camiseta? Você não faz isso para ver a cicatriz ou a marca de alguém… Por que tem de fazer para ver uma tatuagem?
11 – Que linda sua tatuagem! Quero uma igual!
Quer que eu te acompanhe até o xerox ali também, lindeza? Por favor, não preciso nem comentar a respeito disso né?
Enfim queridos, acredito que essas sejam as coisas mais irritantes pelas quais eu já passei ou já me deram notícia e, seguindo o manual, qualquer tatuado pode ser seu melhor amigo, ok?
Fonte: Mandi Creally | Xojane