quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

TATUADOS PODEM DOAR SANGUE?

Tatuados podem doar sangue?
Uma das grandes dúvidas dos tatuados é a seguinte: “Eu posso doar sangue?”
Todos os dias, no Brasil, surgem casos de novas pessoas precisando de uma transfusão de sangue. São milhares de brasileiros esperando por ajuda. Atualmente, cerca de 2% da população brasileira é doadora, proporção abaixo do ideal, que é de 3%.
É fácil doar sangue. Não demanda mais que alguns minutos de sua vida.. Quando você for a um banco de sangue para doar plasma, os responsáveis farão uma série de perguntas para concluir se você é elegível para a doação. Obviamente, eles não querem correr o risco de aceitar sangue contaminado, então perguntarão sobre seu histórico sexual, seu estado de saúde atual e outras questões relacionadas, incluindo ou não a obtenção de uma tatuagem ou de um piercing nos últimos 12 meses.
Todo o sangue doado é testado para doenças como HIV, hepatite, sífilis e outras comumente transmitidas pelo sangue.  A fim de evitar desperdício de tempo, eles fazem essas perguntas para selecionar o doador em potencial. E, apesar de tatuagens e piercings serem muito mais seguros nos dia de hoje, sempre há alguma chance de contrair uma doença sem saber, especialmente Hepatite, que tem sido objeto de muitas discussões acaloradas e regulamentos rigorosos.
Se você contrair uma doença a partir de uma tatuagem ou piercing, a confirmação para a contaminação só deverá aparecer em exames realizados 12 meses após o evento, razão pela qual as campanhas reforçam a importância de esperar um ano para doar sangue. Sim, talvez seja um pouco exagerado, mas você gostaria de ser o receptor de sangue doente? Se há mesmo uma chance, mesmo que pequena, acaba sendo melhor prevenir do que remediar.
Algumas das principais características necessárias para a doação são:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 65 anos;
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Caso você tenha feito sua tatuagem ou piercing há mais de um ano e se encaixe nos requisitos acima, está apto a doar.
Doe sangue! A equipe Tattoo Tatuagem apoia esta ideia. Você pode fazer a diferença.
Tatuados podem doar sangue

Nenhum comentário:

Postar um comentário