quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

POR QUE A TATUAGEM NÃO SAI ?

Esta é uma pergunta interessante, cuja resposta é desconhecida por muitas pessoas, tatuadas ou não. Com esse post, a dúvida chegou ao fim.
O motivo principal é o fato de as tatuagens serem feitas em camadas mais profundas da pele, que não são renovadas. O tecido do corpo humano é formado por três camadas principais, que serão abordadas aqui de maneira resumida.
Existe a camada externa, que sofre constante renovação, principalmente por ser a camada mais sensível. A partir da camada intermediária, chamada derme, a pele não passa por renovação. Por último, há a hipoderme, a camada mais profunda. Agora, a grande questão: em qual dessas camadas a tatuagem é feita? A resposta é da dermatologista Solange Teixeira, da Universidade Federal de São Paulo: “As tatuagens são feitas com injeção de pigmentos diretamente na derme, que não se renova”.
Uma curiosidade: as agulhas utilizadas pelos tatuadores penetram cerca de 2 milímetros no tecido da pele, o suficiente para alcançar a derme e injetar a tinta apropriadamente. É por isso que a tatuagem não sai do corpo, diferente de um risco de caneta, que atinge apenas a camada mais sensível e que passa por constante renovação.